Sul-coreanos escolherão novo presidente em meio à turbulência. Os sul-coreanos escolherão o sucessor da presidente deposta, Park Geun-hye, dentro de 60 dias, seguindo uma decisão da corte constitucional nesta sexta-feira (10) que manteve o impeachment.
A Assembléia Nacional do país votou em dezembro, acusando Park num escândalo de corrupção que gira em torno de sua amiga de longa data, Choi Soon-sil.
As opiniões permanecem divididas na sequência da decisão do tribunal, que concluiu que Park estava envolvido na busca de Choi por lucro pessoal através de duas fundações.
O tribunal não comentou se Park aceitou subornos. Mas uma equipe especial de promotores, nomeada para investigar o escândalo, concluiu que os fundos fornecidos pelos conglomerados sul-coreanos às fundações se qualificavam para essa descrição.
O comitê central eleitoral da Coréia do Sul vai, agora, começar a fazer os preparativos para uma votação nacional, para escolher um novo presidente.
Enquanto manifestantes anti-Park comemoravam no centro de Seul na sexta-feira à noite, os partidários da ex-líder entraram em confronto com a polícia anti-motim. Três pessoas morreram nos protestos.
Os promotores ainda têm de dizer como procederão no caso, porém, a ex-presidente, agora, enfrenta a possibilidade de prisão e acusação.
Em Washington, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse que os Estados Unidos continuarão trabalhando em estreita colaboração com a Coréia do Sul, em uma aparente referência às tensões com a Coréia do Norte, entre outros assuntos. Ele disse que os EUA continuam sendo um “firme aliado”.
O porta-voz do Departamento de Defesa, Jeff Davis, sugeriu que não há nenhuma mudança nos planos dos EUA de implantar um sistema anti-míssil balístico avançado na Coréia do Sul. Ele disse que os EUA continuarão a enviar os componentes restantes do sistema, que a Coréia do Sul concordou em implantar, como um escudo contra as ameaças do Norte.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















