Morre vietnamita detido no Centro de Imigração de Ibaraki

Um vietnamita mantido em um centro de detenção de imigração japonês morreu no sábado (25), relataram seis pessoas à Reuters, chamando mais atenção para as condições no

0
Image © (Cela compartilhada no "East Japan Immigration Center" em Ushiku, Província de Ibaraki | arquivo Reuters via https://www.japantoday.com) Morre vietnamita detido no Centro de Imigração de Ibaraki - Mar/2017

Morre vietnamita detido no Centro de Imigração de Ibaraki.

Um vietnamita mantido em um centro de detenção de imigração japonês morreu no sábado (25), relataram seis pessoas à Reuters, chamando mais atenção para as condições no sistema de detenção do país.

O homem morreu no Centro de Imigração do Leste do Japão, na Província de Ibaraki, de acordo com ativistas, um advogado e um detido mantido na instalação.

Dois homens morreram na mesma instalação em 2014.

O falecido era Van Huan Nguyen e era um dos mais de 11.000 refugiados que o país acolheu durante as três décadas até 2005, depois da guerra de Vietnam, de acordo com duas das fontes.

Não ficou claro por quanto tempo ele tinha sido detido ou por quê.

Nguyen não tinha parentes no Japão, mas tinha muitos amigos, disse uma das fontes que o conheciam.

“Ele era uma pessoa brilhante e divertida”, disse ela. “Eu não posso acreditar que ele morreu.”

O jornal Sankei informou que o Centro de Imigração do Leste do Japão disse que um guarda encontrou o vietnamita, com 40 anos de idade, inconsciente na sua cela, sozinho, no início do sábado (25).

O guarda chamou uma ambulância e o detido foi enviado ao hospital, onde sua morte foi confirmada cerca de uma hora e meia depois, disse o Sankei, citando o centro.

As autoridades irão realizar uma autópsia e investigar a causa da morte, disse o Sankei.

O Centro de Imigração do Leste do Japão e o Ministério da Justiça, que supervisiona as instalações de imigração, não puderam ser contatadas no domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.