
Japão enviará o Porta Helicópteros Izumo para o Mar da China Meridional. O Japão planeja enviar seu maior navio de guerra em uma excursão de três meses pelo Mar da China Meridional em maio, disseram três fontes, em sua maior mostra de força naval na região, desde a Segunda Guerra Mundial.
O porta-helicóptero Izumo, que entrou em operação há apenas dois anos, fará paradas em Cingapura, Indonésia, Filipinas e Sri Lanka, antes de se juntar ao exercício naval conjunto de Malabar, com as forças navais indiana e norte-americanas no Oceano Índico, em julho, disseram as fontes à Agência Reuters.
O Porta-Helicópteros retornará ao Japão em agosto.
“O objetivo é testar a capacidade do Izumo, enviando-o em uma missão prolongada”, disse uma das fonte.
“Ele irá treinar com a Marinha dos EUA, no Mar da China Meridional”, acrescentou, pedindo para não ser identificado porque não está autorizado a falar com a mídia.
O Izumo, de 249 metros de comprimento, é tão grande quanto os porta-aviões da Segunda Guerra Mundial do Japão e pode operar até nove helicópteros.
Assemelha-se aos navios que portam barcos de assalto anfíbio, utilizados pelos fuzileiros navais dos EUA, mas não tem o seu deck para lançar embarcações.
Um porta-voz das Forças de Defesa Marítima do Japão recusou-se a comentar.
A China reivindica quase todas as águas disputadas no Mar da China Meridional e sua crescente presença militar tem alimentado preocupação no Japão e no Ocidente, com os EUA realizando patrulhas aéreas e navais regulares, para garantir a liberdade de navegação.
Taiwan, Malásia, Vietnã, Filipinas e Brunei também reivindicam partes do mar, que possui ricas áreas de pesca, depósitos de petróleo e gás, e através das quais passam cerca de US $ 5 trilhões no comércio global por cada ano.
O Japão não tem qualquer reivindicação para as águas no Mar do Sul da China, mas tem uma disputa marítima separada, no Mar da China Oriental.

- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















