Coréia do Norte promete parar exercícios militares conjuntos da Coréia do Sul e EUA. A Coréia do Norte promete combater os exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coréia do Sul com medidas de linha dura.
O Estado-Maior do Exército Popular da Coreia do Norte divulgou, nesta quinta-feira (02), um comunicado na mídia estatal.
A declaração diz que os militares irão combater, com “medidas linha dura”, agora que os exercícios começaram.
O Norte ameaça reforçar, continuamente, a autodefesa e as capacidades preventivas centradas na força nuclear, a menos que os exercícios sejam interrompidos. Adverte, também, que a ameaça não é um blefe.
Diz também que se uma única fagulha cair em seu território, uma resposta militar será, instantaneamente, desencadeada.
Os exercícios militares conjuntos, com duração de dois meses, destinados a lidar com situações na Península Coreana, começaram na Coréia do Sul nesta quarta-feira (01).
Os exercícios incluem operações de desembarque por fuzileiros navais de ambos os países e simulações por computador.
Durante os exercícios do ano passado, o Norte lançou mísseis balísticos com várias faixas de alcance, como mísseis Scud de curto alcance, mísseis balísticos Nodong de médio alcance e um míssil balístico lançado por submarinos – submarine-launched ballistic missile (SLBM).
Os países diretamente afetados estão, agora, em alerta máximo, pois especialistas apontam para a possibilidade de Pyongyang tentar contrariar os exercícios, lançando mísseis balísticos novamente.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















