Ale Vanzella abrirá o show “50 anos de música”de Toquinho. Ale Vanzella, cantor, compositor multi- instrumentista e bossa novista com carreira internacional, estará abrindo o show “50 anos de música”, em comemoração ao meio século da carreira profissional do cantor e compositor Toquinho.

Toquinho receberá os ilustres convidados Ivan Lins e o grupo MPB4, parceiros de vários shows realizados na sua longa trajetória musical. Eles prometem surpresas musicais e muitas histórias vividas nos palcos do Brasil e do mundo.
Ale Vanzella (33)nasceu em Guaporé, na Serra Gaúcha, onde iniciou sua concepção musical norteada pelo rock alternativo.
A experiência com diversas bandas, onde transitou entre indie rock e grunge, estilos apreciado no sul do país, foi o alicerce para que a sua criatividade como compositor e intérprete evoluísse e o lançasse a novos desafios.
A paixão pela música nasceu na adolescência, aos 13 anos, através da irmã Michele Vanzella, também profissional da música.
Começou tocando bateria, tendo como influência bandas que iam do grunge ao trash. Foi premiado em 2005 na 3ª Edição do Good Music Festival, um dos principais festivais de bandas do Rio Grande do Sul, com a música “Domingo” (também presente no álbum de estreia).
Fato curioso é que a gravação inscrita como banda “Os Sinatras” teve todos os instrumentos (guitarra, bateria, baixo e voz) gravados por Ale Vanzella.
Suas composições são uma mistura do Rock Alternativo com a Bossa Nova brasileira, definindo o seu trabalho, com uma fusão da Bossa Nova com elementos do Indie Rock e Grunge.
Em 2011 Ale Vanzella iniciou a construção de seu álbum de estreia, Indie Bossa, juntamente com o produtor musical Cláudio Girardi, portador de currículo de relevância multicultural, pois viveu e produziu em continentes como África, Europa e América do Norte. A direção executiva ficou sob a responsabilidade de Michele Vanzella.
Gravado e produzido no Rio de Janeiro e Los Angeles, o disco reuniu componentes da Bossa Nova e Rock Alternativo, apresentando uma sonoridade peculiar, com destaques para as faixas “Grudge” e “Cor e Acordes”, que também tem versões em vídeo-clip.
A masterização do álbum ficou por conta de Marconi de Morais no estúdio BatukRoom em Los Angeles, EUA.
Um ano após a ideia de produzir um álbum entrelaçando Bossa Nova e Indie Rock, o músico assinou contrato com a Albatroz Music, conceituada gravadora especializada em Bossa Nova, tendo em sua direção a competência e experiência de Raymundo Bittencourt e Roberto Menescal.
A distribuição e a comercialização física ficaram a cargo da Music Brokers no Brasil, e digitalmente pela Believe Digital por todo mundo.
O “Indie Bossa”, lançado em julho de 2012, com 17 faixas autorais em português, inglês e uma bônus (em japonês).
Um toque especial no disco foi a participação do ilustre Roberto Menescal, músico precursor da Bossa Nova, reconhecido no Brasil e no exterior. “O que mais me surpreendeu neste trabalho do Ale foi a suavidade. Ainda me surpreende muito.
Me lembro que o João Gilberto apareceu assim, ele abriu uma oportunidade na época. E o Ale pode abrir essa nova porta.”, resume de modo entusiasmado Roberto Menescal, grande apoiador do projeto.
A turnê “Indie Bossa In Concert”, de lançamento do primeiro álbum, iniciou em New York em maio de 2012, na casa de shows SOB´S.
Dos Estados Unidos Ale seguiu diretamente para o Japão, se apresentando em Tóquio em sete shows consecutivos.
Em 2012 no Brasil, Ale lançou nacionalmente o Indie Bossa, em São Paulo, com a participação especial de Roberto Menescal em um show repleto de convidados, fãs e amigos.
A partir de setembro de 2012 a Maurício Pessoa Produções Artísticas, escritório responsável por turnês de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, entre outros renomados artistas da música popular brasileira tornou-se parceiro na turnê nacional do álbum Indie Bossa, com o apoio do Ministério da Cultura.
Ale Vanzella foi o único artista a participar desta etapa de produção como representante da música brasileira.
O Japão também celebra o artista, onde o álbum Indie Bossa é considerado um dos “100 Mais Importantes Discos de Bossa Nova de Todos os Tempos “, a publicação está no livro do estudioso Willie Whopper “A Verdade da Bossa Nova” lançado em Fevereiro de 2013.
Em 2013, Ale Vanzella é agraciado com o “Prêmio Açorianos de Música”como Revelação e o “Troféu RBS TV” (afiliada da Rede Globo)Cultura.
Agosto de 2013, o álbum Indie Bossa entra para a seleção dos 52 álbuns brasileiros que concorrem ao “Grammy 2013” como melhor álbum de MPB, ao lado de Maria Bethânia, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Bebel Gilberto, Ivan Lins, Maria Rita e outros. Setembro e outubro de 2013, Indie Bossa Tour Europe.
Londres, Reino Unido, a tradicional casa de jazz o Ronnie Scott’s e demais casas prestigiaram com respeito absoluto a voz suave e o violão com uma batida única, que já definem Ale Vanzella como a nova bossa nova brasileira, que conquista pouco a pouco os ouvidos dos que apreciam a música feita com a delicadeza de quem executa nota por nota com a sensibilidade de reverenciar o passado, mas também fazer sua própria história. Janeiro de 2015, Ale Vanzella participa do projeto Jovens Tardes da Rede Globo e “Grudge”, faixa do seu primeiro álbum “Indie Bossa” está na coletânea lançada pela Som Livre.
Ale abriu o palco para artistas consagrados da MPB como Gal Costa, Ivan Lins, Toquinho e João Bosco.
Em julho de 2014 Ale Vanzella embarca para mais uma tour em Nova York e nos EUA inicia os preparativos para a produção do segundo álbum “Indie BossaII”, lançado em abril de 2015 pelo selo Movin’ Up Records da Sony Music Entertainment.
Com Direção Musical assinada pelo experiente produtor Raymundo Bittencourt, Roberto Menescal mestre da Bossa Nova em participação especial, assim como Grecco Buratto, músico gaúcho como Ale e um dos grandes side man do mundo (Shakira, Christina Aguilera, K.D. Lang, Sergio Mendes, dentre outros).
A Direção Executiva é de Michele Vanzella e a Direção Artística de André Kostta. Gravado e produzido no Rio de Janeiro, fortalecendo o conceito de mesclar indie rock e bossa nova, o álbum traz 12 faixas em inglês.
O “Indie Bossa II”, foi lançado em 8 de abril de 2015 pela Sony Music / Movin’ Up Records no Tom Jazz em São Paulo com a participação especial de Bira e Maestro Osmar Barutti do Sexteto Jô Soares.
Agosto de 2015, Ale Vanzella grava a o CD e DVD ao vivo “Unplugged in SP” pela Sony Music / Movin’ Up Records, com Direção de imagens e edição Rodolpho Cauhi, Direção Artística de André Kostta, Direção Executiva de Michele Vanzella, Mixagem e Masterização Nico Bloise, lançado em 2016. Osmar Barutti elogiou o trabalho de Ale:
“Se me pedissem para, em apenas uma palavra, definir este recém lançado CD de Ale Vanzella, eu diria “ELEGANTE”.
Mas eu pediria a permissão para também poder dizer mais algumas outras palavras: que esta “elegância” se deve aos arranjos primorosos e sofisticados e, ao mesmo tempo super modernos, musicalmente falando.
Conheço o trabalho do Ale Vanzella no palco: dotado de uma personalidade cativante, às vezes tímido, e ao mesmo, muito maduro.
Extremamente musical, Ale Vanzella me mostrou em diversas ocasiões, que apesar de sua pouca idade, ele sabe exatamente o que quer para cada música que ele interpreta: coisa muito rara nos tempos musicais que vivemos.
Desejo ao Ale Vanzella uma vida artística musical bastante intensa e muito feliz, e, que a cada dia, seu público seja agraciado com suas musicas!” (Osmar Barutti).
Fevereiro de 2016, o músico lançou o vídeo clip da música “I Am Afraid Of You”, do álbum “Indie Bossa II”, com direção e fotografia de Juliana Pozzatti. A trajetória musical de Ale é impressionante, e continua cada dia mais abrindo espaço para mostrar seu imenso talento, sendo requisitado para inúmeros shows, seja nos palcos nacionais ou internacionais.
https://www.alevanzella.com/
https://www.facebook.com/indiebossa/
https://www.youtube.com/user/alevanzella
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am