Fukushima: Forte radiação dificulta levantamento robótico. O operador da usina nuclear de Fukushima Daiichi paralisou um levantamento preliminar dentro de um contêiner de contenção devido a falha da câmera do robô.
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio – Tokyo Electric Power Company (TEPCO) suspeita que a forte radiação dentro do contêiner, provavelmente, afetou a câmera.
Os engenheiros enviaram um robô com controle remoto para o contêiner de contenção do reator No.2, na quinta-feira.
O robô movimenta-se em um trilho de metal, removendo detritos detritos com água de uma mangueira de pressão.
À medida que avançava em direção ao centro, por cerca de um metro, as imagens enviadas de uma de suas 3 câmeras começaram a escurecer. Os engenheiros suspenderam a pesquisa e recuperaram o robô.
A análise das imagens sugere que uma radiação extremamente alta, de até 650 sieverts por hora, dentro do recipiente de contenção, causou a falha.
Imagens em outro levantamento, no mês passado, por uma câmera controlada remotamente, apontou para um nível estimado de até 530 sieverts por hora.
O operador planejava fazer um levantamento completo, usando um robô em forma de escorpião, para medir, diretamente, os níveis de radiação e as temperaturas.
Mas está sendo forçado a rever o método do levantamento, pois a forte radiação dentro do contêiner pode tornar difícil a realização de uma pesquisa, que é crucial nesta etapa preparatória.
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
- Coalizão no Japão aprova diretrizes de reforma tributária - 20 de dezembro de 2025 4:04 am
- Putin reafirma continuidade da invasão à Ucrânia - 20 de dezembro de 2025 3:58 am
















