Filipinas: Militares entrarão na guerra contra as drogas. O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou que assinará uma ordem executiva autorizando militares a aderirem à guerra contra as drogas, classificando o problema das drogas como “uma ameaça à segurança nacional”.
Ele também disse que não precisa de poderes extras para ordenar a ação dos militares ou declarar a lei marcial, que ele já ameaçou decretar.
O anúncio acontece um dia depois que o Ministério da Defesa do país pediu a Duterte para permitir que as tropas ajudassem na guerra contra as drogas e perseguissem policiais desonestos.
A declaração do ministério disse que eles precisavam de “uma ordem presidencial, oficial, sobre esta diretriz para servir de base legal para que nossas tropas possam agir”.
Duterte fez um discurso, na terça-feira, pedindo aos militares para participarem na guerra contra as drogas, exigindo que “policiais desonestos” enfrentem a justiça.
Depois do assassinato de um empresário sul-coreano por policiais, Duterte ordenou, na segunda-feira, que seu chefe de polícia desfizesse a força-tarefa antidrogas, que será, agora, absorvido pela Agência Filipina de Controle de Drogas.
De acordo com as últimas estimativas oficiais, mais de 7.000 pessoas foram mortas na campanha antidrogas de Duterte, que foi lançada quando ele assumiu o poder, sete meses atrás.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am