EUA deverão redesignar a Coréia do Norte como país patrocinador de terrorismo

0
Image © (AP/Wong Maye-E) EUA deverão redesignar a Coréia do Norte como país patrocinador de terrorismo - feb/2017

EUA deverão redesignar a Coréia do Norte como país patrocinador de terrorismo. Legisladores e meios de comunicação dos EUA estão pedindo para que a Coréia do Norte seja redesignada como estado patrocinador de terrorismo, após o lançamento de um míssil por Pyongyang e a morte de Kim Jong Nam, meio-irmão de seu líder.

Os Estados Unidos colocaram a Coréia do Norte na lista negra em 1988.

Em seguida, o presidente George W. Bush levantou a designação em 2008, após um acordo foi alcançado sobre a verificação de seu programa de desenvolvimento nuclear.

Mas no mês passado um grupo de congressistas apresentou um projeto de lei pedindo uma revisão do status da Coréia do Norte. Eles disseram que o país não cumpriu os termos do acordo.

Depois que Pyongyang lançou um míssil balístico no dia 12 de fevereiro, seis senadores enviaram uma carta à administração do presidente dos EUA, Donald Trump, pedindo que a Coréia do Norte fosse redesignada como estado patrocinador do terror.

O Wall Street Journal disse, em um editorial, que o assassinato de Kim Jong Nam é outra razão pela qual os EUA deveriam fazer isso.

Várias sanções já foram aplicadas à Coréia do Norte.

O país, provavelmente, estará sujeito a novas sanções se for redesignado, e assim ficará mais isolado.

Um funcionário do Departamento de Estado disse à NHK que a administração do presidente Donald Trump está observando de perto as investigações das autoridades malaias sobre o caso Kim Jong Nam.

O funcionário acrescentou que não houve instruções específicas sobre a possível redesignação do Norte, já que a administração dos Estados Unidos ainda está em transição.

O ex-presidente Barack Obama não redesignou a Coréia do Norte quando um navio de guerra sul-coreano foi afundado em 2010, por um ataque de torpedo, que se acreditava ter sido realizado pela Coréia do Norte.

Tampouco foi redesignado após um ciberataque, de 2014, na Sony Pictures Entertainment, que foi rastreado até endereços IP usados pela Coréia do Norte.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.