China suspende compra de carvão da Coréia do Norte. A China disse que está suspendendo as importações de carvão da Coréia do Norte, de acordo com a resolução de sanções aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, em novembro.
O Ministério do Comércio da China e as autoridades aduaneiras disseram que a proibição entrará em vigor no domingo (19) e permanecerá até o final do ano.
No ano passado, a China importou 1,18 bilhão de dólares de carvão da Coréia do Norte.
A resolução da ONU limita as importações anuais de carvão dos países membros da ONU da Coréia do Norte em 400 milhões de dólares ou 7,5 milhões de toneladas, o que for menor.
A resolução foi aprovada em resposta ao quinto teste nuclear de Pyongyang realizado em setembro de 2016.
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse ao ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que Pequim deve fazer mais para moderar o comportamento desestabilizador da Coréia do Norte.
Analistas vêem a restrição ao comércio como parte do esforço da China em mostrar que está implementando, firmemente, sanções contra o Norte.
Outros dizem que a China atingiu o limite do valor de importação. Ou, a proibição poderia ser direcionada para destacar a posição rigorosa da China contra o lançamento do míssil balístico da Coreia do Norte, no domingo passado.
- Templo no Japão faz limpeza anual de estátuas budistas - 24 de dezembro de 2025 7:08 am
- EUA condenam ações coercitivas da China contra o Japão - 24 de dezembro de 2025 7:00 am
- Trump anuncia construção de novos encouraçados nos EUA - 24 de dezembro de 2025 6:51 am
















