Primeiro lote de caças F-35 chega ao Japão. O primeiro lote do caça stealth F-35 dos EUA chegou ao Japão, é a primeira implantação do jato de combate fora dos Estados Unidos.
Dois F-35 aterrissaram na Base de Fuzileiros Navais dos EUA na cidade de Iwakuni, na Província de Yamaguchi, por volta das 17h30, hora local, nesta quarta-feira.
A aeronave pode fazer decolagens e aterrissagens verticais. Suas capacidades furtivas tornam difícil sua detecção por radar.
O Departamento de Defesa dos EUA está implantando seu equipamento mais avançado na região Ásia-Pacífico, sob a política de “pivô da Ásia” de Washington.
Um total de 16 F-35 irão substituir os caças atualmente lotados em Iwakuni.
Funcionários da Província de Yamaguchi e da cidade de Iwakuni avaliaram se aceitariam a aeronave, depois que um deles pegou fogo no ar nos EUA, no ano passado.
Eles deram o aceno final no mês passado, com a condição de que o governo japonês tome medidas para garantir a segurança.
Porém, alguns moradores locais expressaram preocupação de que a aeronave poderia aumentar o risco de a base tornar-se alvo de um ataque.
O governador de Yamaguchi, Tsugumasa Muraoka, disse que pediu ao governo central que continue observando a segurança da aeronave.
Ele disse que o governo provincial irá cooperar com a cidade de Iwakuni para monitorar o ruído dos caças e verificar como eles serão utilizados.
- Conversas dos EUA com Rússia e Ucrânia mantêm impasse territorial - 22 de dezembro de 2025 10:47 pm
- Preço de apartamentos usados em Tóquio supera ¥100 milhões pelo 7º mês consecultivo - 22 de dezembro de 2025 10:41 pm
- Juros em alta fazem rendimento do título japonês disparar - 22 de dezembro de 2025 10:30 pm

