Presidente dos EUA e do México conversam por telefone. Os presidentes dos Estados Unidos e do México concordaram em resolver suas diferenças sobre a construção do muro em sua fronteira através de conversações.
Donald Trump e Enrique Peña Nieto conversaram por telefone durante cerca de uma hora nesta sexta-feira. Eles cancelaram uma reunião, marcada para a próxima terça-feira.
A Casa Branca e o governo mexicano disseram que os líderes discutiram o déficit comercial dos EUA com o México, a importância da amizade bilateral e a necessidade de as duas nações trabalharem juntas para acabar com o tráfico de drogas e a venda de armas ilegais.
Falando aos repórteres, Trump descreveu a conversa como “muito amigável”.
Ele disse que o controle da fronteira com o México é muito fraca, e as drogas estão passando, mas ele não vai permitir que isso aconteça.
Ele também disse que vai renegociar acordos comerciais e outros aspectos da relação bilateral.
Trump exigiu que o México pagasse pela construção de um muro, que ele insiste que deveria ser construído na fronteira. Peña Nieto disse que o México não vai pagar por isso.
O governo mexicano disse que nas conversações os presidentes concordaram em não falar publicamente sobre a questão, por hora.
A Casa Branca não comentou o assunto.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am