Pereira TC: Estreiam as aulas de Taekwondo com Mestre Suzuki Hidetoshi, em Konan-Shi, Shiga. Começaram neste Domingo (8) as aulas de Taekwondo na Academia Pereira Training Center em Konan-Shi, Shiga-Ken, ministradas pelo Mestre Suzuki Hidetoshi , 6º Dan, de Osaka.
Mestre Suzuki Hidetoshi

Brasileiro, formado em Educação Física pela Faculdade São Caetano, naturalizado japonês, natural do Bairro do Ipiranga, Cidade e Estado de São Paulo, está no Japão há 26 anos e pratica o Taekwondo há 45 anos. Filiado à Federação Japonesa de Taekwondo e WTF (World Taekwondo Federation) onde é 6º dan.
Atualmente reside na cidade de Sakai, Província de Osaka, onde ministra aulas de Taekwondo na Escola KONGO GAKUEN, para aproximadamente 260 alunos.
A maioria de seus alunos são japoneses de ascendência coreana e já participaram de campeonatos no Japão e na Coréia do Sul.
É o organizador do WATA Open International Taekwondo Championchip, que neste ano de 2017 celebra sua 15ª edição, com a participação de grandes nomes do esporte, de todo o mundo.
Este ano, o campeonato será realizado no dia 23 de Abril, na cidade de Sakai, Província de Osaka. A Radio Shiga estará fazendo a cobertura do evento, aguardem maiores informações.
Nesta aula inaugural, Mestre Suzuki trouxe alguns alunos de Osaka para que demonstrassem algumas técnicas e formas de treinamento.

Um pouco sobre o Taekwondo
O Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, como esporte, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Hoje, é praticado em 206 países com aproximadamente 70 milhões de atletas

Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição.
Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.
Em coreano a palavra Taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente.

Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.
Chegada ao Brasil
O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.
Proteção

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes.
Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas.
A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Graus de aperfeiçoamento
Assim como em quase todas as artes marciais, o Taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador.
Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.
A caminhada do praticante de Taekwondo é dividida, inicialmente, em gubs e, em seguida, em dans.

Cada gub (geup) corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10 (dez) ou 9 (nove) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub, maior será o seu desenvolvimento técnico. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado:
- BRANCA – Significa inocência, para um estudante iniciante que não possui conhecimento anterior sobre o Taekwondo.
- AMARELA – Significa a Terra da qual uma planta brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwondo está sendo construído.
- VERDE – Significa o crescimento da planta, enquanto as habilidades do Taekwondo estão se desenvolvendo.
- AZUL – Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento de Taekwondo progride.
- VERMELHA – Significa perigo, advertindo o estudante para exercitar o controle e alertando o adversário para ficar longe.
- PRETA – Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwondo. Também indica a imunidade à obscuridade e ao medo.

Cada Dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10 (dez) Dans em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalício e só uma pessoa pode possuir.
Quanto maior o Dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte.
A cor preta simboliza dignidade, dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, sobre o dobok, pode variar as cores, de acordo com federações.

No estilo WTF e ITF, os níveis de aprendizado são classificados por faixas coloridas, co-relacionadas a Gubs:
- BRANCA – 10º Gub
- BRANCA PONTA AMARELA – 9ºGub
- AMARELA – 8º Gub
- AMARELA PONTA VERDE – 7º Gub
- VERDE – 6º Gub
- VERDE PONTA AZUL -5º Gub
- AZUL – 4º Gub
- AZUL PONTA VERMELHA – 3º Gub
- VERMELHA – 2º Gub
- VERMELHA PONTA PRETA – 1º Gub
- PRETA – 1º Dan (graduações de faixas pretas vão do 1º ao 9º Dan
Competições
Uma luta de Taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada.
Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.
Regras principais
– Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);
– Vence o lutador que conseguir provocar um nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.
Curiosidade
– O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.
– O último Campeonato Mundial de Taekwondo aconteceu em maio de 2015, na cidade de Chelyabinsk (Rússia). A equipe da Coreia do Sul ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas com 4 de ouro e 1 de bronze.
– O próximo campeonato acontecerá em 2017, na cidade de Muju (Coreia do Sul).
– A maior taekwondista olímpico é o iraniano Hadi Saeibonehkohal, que ganhou três medalhas olímpicas (2 de ouro e 1 de bronze) entre as Olimpíadas de 2000 e 2008.
Taekwondo nas Olimpíadas do Rio 2016
– Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foram disputadas 4 categorias (masculino e feminino): peso-mosca, peso leve, peso médio e peso pesado.
– O brasileiro Maicon Siqueira conquistou medalha de bronze na categoria acima de 80 kg.
Da Redação
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm




















