Obama faz último discurso como presidente dos EUA. O presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou seu discurso final como presidente.
Ele pediu às pessoas que continuem respeitando a diversidade e ajudando a democracia a funcionar.
Obama fez seu discurso de despedida na terça-feira em Chicago, onde trabalhou por muitos anos como advogado e legislador.
Ele foi eleito em 2008 como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, defendendo a mudança ao longo de sua campanha.
Ele disse que a cidade é onde aprendeu que a mudança só acontece quando as pessoas comuns se envolvem e se reúnem para exigi-lo, acrescentando que depois de 8 anos como presidente, ainda acredita nisso.
Ele também disse que por causa do povo americano, o país é um lugar melhor e mais forte do que era quando começou seu primeiro mandato.
Obama destacou o que seu governo conseguiu durante seus 8 anos. Ele citou um mercado de trabalho melhor, reforma na saúde chamada de “Obamacare”, o restabelecimento dos laços diplomáticos com Cuba e o papel dos EUA na implementação do acordo de Paris, sobre as alterações climáticas.
Enquanto isso, o sucessor de Obama, o presidente eleito Donald Trump, sugeriu rever o programa de saúde – um sinal de que o legado de Obama poderá ser minado.
Além disso, a eleição presidencial em novembro passado destacou uma divisão social cada vez mais profunda no país.
O presidente cessante salientou que a democracia não exige uniformidade, mas um sentido básico de solidariedade. Ele também disse que a democracia não funcionará sem a sensação de que todos têm oportunidades econômicas.
Trump será empossado como presidente dos EUA em 20 de janeiro.
- TEPCO retoma transmissão de energia em usina de Niigata - 17 de fevereiro de 2026 8:08 pm
- Japão amplia apoio ao Sudeste Asiático contra crimes transnacionais - 17 de fevereiro de 2026 8:03 pm
- Takaichi sinaliza abertura para cúpula com Coreia do Norte - 17 de fevereiro de 2026 7:57 pm




















