Japão e França concordam em iniciar negociações da ACSA. Os Ministros da Relações Exteriores e da Defesa do Japão e da França concordaram em iniciar conversações para concluir um tratado sobre o compartilhamento de bens e serviços entre as forças armadas dos países.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, e a Ministra da Defesa, Tomomi Inada, reuniram-se nesta sexta-feira, em Paris, com o Ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault, e o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.
O Acordo de Aquisição e Cruzamento de Serviços – Acquisition and Cross-Servicing Agreement (ACSA) foi concebido para que as Forças de Auto Defesa do Japão abastecessem de água, combustível e outros materiais às Forças Armadas da França durante atividades de ajuda em catástrofes ou exercícios conjuntos.
Com as crescentes atividades marítimas da China em mente, os ministros concordaram em expressar uma forte oposição a movimentos que mudarão, unilateralmente, o “status quo” e aumentarão a tensão na região Ásia Pacífico, como a construção de bases militares.
Eles também concordaram que seus países irão pedir à China a adesão ao direito internacional.
Os ministros confirmaram que o Japão e a França fortalecerão o diálogo para uma cooperação constante, como nações do Pacífico. A França tem unidades militares implantadas no Pacífico Sul.
Kishida disse mais tarde, em uma conferência de imprensa conjunta, que a ordem internacional baseada no estado de direito está sendo contestada.
Ele acrescentou que os ministros concordaram sobre a necessidade de cooperação estreita de seus países para garantir as rotas marítimas livres e abertas no Oceano Pacífico e Índico através da promoção do Estado de Direito no Mar.
Inada disse que as questões de segurança estão se tornando cada vez mais complexas e graves e que a cooperação de defesa entre o Japão e a França nunca foi tão importante como agora.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm




















