Estátua em Kyoto pode ter valor histórico. Um novo estudo mostra que uma estátua, em um pequeno templo na antiga capital japonesa de Kyoto, pode ter sido feita na Península Coreana muito antes do que se pensava.
A estátua de bronze de cinquenta centímetros de altura do “bodhisattva pensativo” está localizada no Templo Myodenji.
Até agora, acreditava-se que tinha sido feito entre o século XVII e o final do século XIX, quando o templo foi construído.
Mas pesquisadores da Universidade de Osaka e outros arqueólogos descobriram que os padrões e desenhos na estátua eram semelhantes aos encontrados em esculturas e outros artefatos feitos na Península Coreana entre os séculos VI e VII.
Os pesquisadores também descobriram que a estátua é composta por quase 90 por cento de bronze e 10 por cento de estanho. Contém uma pequena quantidade de chumbo.
Eles dizem que a composição indica que a estátua foi criada na Península Coreana por volta do século VII, logo após o budismo ter chegado ao Japão.
Os pesquisadores dizem que ainda não está claro como a estátua foi trazida para o templo em Kyoto.
A professora da Universidade de Osaka, Yutaka Fujioka, disse que a descoberta é muito significativa e que a estátua merece ser considerada um tesouro nacional na Coréia do Sul.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm




















