
Duterte espera que Russia torne-se aliado e protetor das Filipinas. O Presidente Rodrigo Duterte disse, nesta sexta-feira, que espera que Moscou, um rival do tradicional aliado dos filipinos, os Estados Unidos, se torne o aliado e protetor de seu país, enquanto visitava um dos dois navios de guerra russos que estão em uma visita de quatro dias a Manila.
As observações de Duterte aconteceram um dia depois que o embaixador da Rússia disse que seu país estava pronto para suprir as Filipinas com armas sofisticadas e pretende se tornar seu aliado.
“Damos boas vindas aos nossos amigos russos, sempre que vierem aqui, a passeio, para reabastecimento ou talvez como aliados e para nos proteger”, disse Duterte, enquanto apertava a mão do contra-almirante Eduard Mikhailov, chefe da Flotilha da Marinha Russa da Frota do Pacífico.
Duterte lançou o futuro das relações Filipinas-EUA em dúvida, com furiosos ataques contra os EUA e redução dos laços militares, tomando medidas para melhorar os relacionamentos com a China e a Rússia.
Ele deve ir a Moscou em abril. A visita dos navios de guerra russos foi o primeiro contato oficial entre as Marinhas dos dois países.
No mês passado, Duterte enviou seus ministros de relações exteriores e de defesa a Moscou, para discutir acordos de armas, depois que um senador dos EUA disse que iria bloquear a venda de 26 mil rifles de assalto às Filipinas, devido à preocupações com o aumento do número de mortos na guerra contra drogas, lançada por Duterte.
Mikhailov disse, na terça-feira, que a Rússia queria realizar exercícios marítimos conjuntos com as Filipinas, para ajudar a combater o terrorismo e a pirataria. – Reuters
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm



















