Coréia do Sul: medidas do Japão “muito lamentáveis”. O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul manifestou preocupação com a chamada do embaixador do Japão e outras contra medidas sobre a instalação de uma estátua que simboliza as “mulheres de conforto” em frente ao Consulado Geral do Japão em Busan.
O Ministério disse, em um comentário emitido na sexta-feira ,que as medidas são extremamente lamentáveis.
No início do dia, o Japão disse que irá, temporariamente, chamar o seu embaixador na Coréia do Sul e tomar outras medidas para protestar contra a instalação da estátua por um grupo cívico, no final do ano passado.
O comentário disse que o governo sul-coreano salienta que é importante trabalhar continuamente para desenvolver laços bilaterais baseados na confiança, apesar de quaisquer problemas que possam existir entre os dois países.
O ministério disse que uma decisão sobre a remoção da estátua é basicamente uma questão para as autoridades competentes decidirem, de acordo com a lei.
Isto implica que o distrito de Dong-gu, da cidade de Busan, tem a autoridade legal, como administradora da calçada onde a estátua foi colocada.
O governo central está, aparentemente, relutante em envolver-se na resolução do caso.
O governo sul-coreano também parece estar cauteloso sobre um possível clamor público se a estátua for removida.
A confiança pública na presidente Park Geun-hye despencou desde que ela foi suspensa de seus deveres oficiais em função de um escândalo de tráfico de influência.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm




















