Abe oferece 1 trilhão de ienes de ajuda às Filipinas. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou um pacote de ajuda de um trilhão de ienes para as Filipinas, distribuído por cinco anos, para ajudar nos projetos de infraestrutura do país.
Abe anunciou o pacote, no valor de cerca de 8,7 bilhões de dólares, em uma reunião com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, na capital do país, Manila, nesta quinta-feira.
O valor compreende a assistência oficial ao desenvolvimento e os investimentos do setor privado.
Os dois países devem criar um comitê misto para assegurar que o valor seja gasto de forma eficiente.
Abe estava na primeira etapa, de uma turnê de 6 dias de países do Sudeste Asiático e da Austrália, com o objetivo de reafirmar e estreitar laços com os países, antes do início da administração do próximo presidente dos EUA, Donald Trump.
Em apoio à política antidrogas de Duterte, Abe ofereceu-se para compartilhar a experiência do Japão na operação de instalações de reabilitação para toxicodependentes em recuperação.
Abe e Duterte reafirmaram a importância do Estado de Direito e da resolução pacífica de quaisquer disputas sobre o mar, numa aparente referência à crescente assertividade da China no Mar da China Meridional.
Em uma conferência de imprensa conjunta, Abe disse que ele e Duterte reafirmam que seus países são parceiros que compartilham valores básicos e interesses estratégicos. Ele acrescentou que o Japão e as Filipinas continuarão trabalhando juntos pela paz e estabilidade na região.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















