Abe encontra-se com Duterte em Manila. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, reuniu-se com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, para expressar seu apoio às políticas de Duterte, incluindo sua repressão às drogas.
Abe chegou às Filipinas nesta quinta-feira, na primeira etapa de uma turnê de 6 dias no sudeste asiático e na Austrália.
Suas visitas visam reafirmar e estreitar laços com esses países, antes do início da nova administração dos EUA sob o presidente eleito, Donald Trump, na próxima semana.
Depois de uma cerimônia de boas-vindas, Abe e Duterte conversaram no palácio presidencial de Malacanang.
Os detalhes de sua discussão não foram disponibilizados imediatamente.
Esperava-se que os dois lados acordassem em criar um comitê conjunto para garantir a eficiência, na forma como o Japão oferece assistência com projetos de infra-estrutura nas Filipinas.
Em apoio à política antidrogas de Duterte, acredita-se que Abe tenha se oferecido para compartilhar a experiência do Japão na operação de instalações de reabilitação para recuperar toxicodependentes.
Abe também acredita ter usado o encontro com Duterte para reafirmar a importância do Estado de Direito e da liberdade de navegação no Mar do Sul da China, com a crescente assertividade da China na área, em mente.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















