Abe e Duterte: Aliança com EUA é importante

0
Image © http://www.dailymail.co.uk - Abe e Duterte: Aliança com EUA é importante - jan/2017

Abe e Duterte: Aliança com EUA é importante. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, concordaram que as alianças de seus países com os Estados Unidos são importantes.

Abe encontrou-se com Duterte pelo segundo dia consecutivo, nesta sexta-feira, uma semana antes da posse do próximo presidente dos EUA, Donald Trump.

Abe e sua esposa visitaram a residência privada do casal presidencial filipino, na cidade de Davao, sul da Filipinas, para o café da manhã.

Os dois líderes foram, então, a um hotel para conversações, com a presença de alguns ministros filipinos, e trocaram opiniões sobre a situação regional.

Duterte referiu-se à importância da aliança das Filipinas com os EUA e sugeriu que ele irá cooperar com o país.

Abe disse que o compromisso com os EUA é necessário para garantir a paz e a prosperidade na Ásia, acrescentando que o Japão irá coordenar as políticas com as Filipinas.

Duterte disse a Abe que espera resolver a disputa das Filipinas com Pequim sobre o Mar da China Meridional com base nas leis internacionais e que quer manter conversações diretas com a China.

Abe referiu-se a uma decisão do Tribunal Internacional de Arbitragem, no ano passado, sobre um caso apresentado pelas Filipinas contra a China. O tribunal rejeitou as alegações da China.

Abe disse que o Japão irá coordenar pontos de vista com as Filipinas e quer destacar o princípio do Estado de Direito nas reuniões deste ano da Associação das Nações do Sudeste Asiático – Association of Southeast Asian Nations (ASEAN).

Depois, Abe foi para a Austrália, onde se encontrará com o primeiro ministro do país, Malcolm Turnbull.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.