
Abe começa turnê no Sudeste Asiático e Austrália. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, iniciou uma turnê de 6 dias no sudeste da Ásia e Austrália, com o objetivo de fortalecer os laços econômicos e de segurança.
Abe visitará as Filipinas, Austrália, Indonésia e Vietnã a partir desta quinta-feira.
A Abe espera reafirmar uma estreita cooperação com esses países, para que o Acordo de Livre Comércio da Parceria Transpacífica entre em vigor, e assegurar que as negociações para a Parceria Econômica Global Regional – Regional Comprehensive Economic Partnership (RCEP), sejam concluídas no mesmo nível que o acordo TPP.
Espera-se que o RCEP envolva 16 países membros, incluindo Japão, China e países do Sudeste Asiático, mas não os Estados Unidos.
O acordo visa assegurar o apoio contínuo ao livre comércio, depois que Donald Trump assumir a presidência dos EUA, em 20 de janeiro. Trump se opõe ao TPP.
Abe também espera ressaltar a importância de uma aliança centrada nos EUA para a paz e a estabilidade na região Ásia-Pacífico.
Ele procurará reafirmar a importância do Estado de Direito e da liberdade de navegação no Mar do Sul da China, onde a China tem aumentado sua atividade marítima.
Este ano, as Filipinas presidirão a Associação das Nações do Sudeste Asiático, e o Vietnã presidirá a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
Abe promete cooperação para o sucesso das cúpulas.
- Do Kasato Maru aos dekasseguis: Memórias da imigração japonesa no Brasil - 18 de fevereiro de 2026 12:03 am
- Miura e Kihara conquistam ouro inédito na patinação em duplas - 17 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Aprovação ao gabinete Takaichi sobe para 65 por cento - 17 de fevereiro de 2026 9:29 pm



















