
Abe chega à Austrália para encontro com primeiro ministro. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, irá encontrar-se com o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, neste sábado.
Abe planeja confirmar que os dois países irão exortar o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, a continuar envolvendo-se com a região da Ásia-Pacífico.
Abe chegou em Sydney na noite de sexta-feira.
No sábado, ele está agendado para assistir a uma reunião de líderes empresariais e realizar conversações de cúpula com Turnbull.
Nas negociações, Abe quer reforçar a cooperação em defesa, ao rever um pacto entre as Forças de Autodefesa do Japão e os militares australianos.
Ele também quer confirmar a importância do Estado de Direito e da liberdade de navegação no mar.
No plano econômico, Abe planeja cooperar com a Austrália para que o Acordo de Livre Comércio da Parceria Transpacífica – Trans-Pacific Partnership (TPP), entre em vigor e garantir que as negociações para a Parceria Econômica Global Regional – Regional Comprehensive Economic Partnership (RCEP), sejam concluídas em níveis elevados.
Abe também quer usar as negociações para reafirmar que o Japão e a Austrália vão desempenhar um papel de liderança para alcançar a paz e a prosperidade na região Ásia-Pacífico.
- Do Kasato Maru aos dekasseguis: Memórias da imigração japonesa no Brasil - 18 de fevereiro de 2026 12:03 am
- Miura e Kihara conquistam ouro inédito na patinação em duplas - 17 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Aprovação ao gabinete Takaichi sobe para 65 por cento - 17 de fevereiro de 2026 9:29 pm



















