Trump refuta reivindicações da China para o Mar da China Meridional. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, twittou mensagens que rebatem as alegações da China quanto ao Mar da China Meridional e acusa o país de manter sua moeda artificialmente baixa.
Trump disse no Twitter, no domingo que: “A China nos perguntou se estava OK construir um enorme complexo militar no meio do Mar da China Meridional? Eu acho que não!”
Esta é a primeira referência de Trump ao disputado Mar da China Meridional, desde que foi eleito em novembro.
Os Estados Unidos e alguns países do Sudeste Asiático expressaram preocupação com a militarização de recifes, nas disputadas Ilhas Spratly, por parte da China, no Mar da China Meridional.
A China recuperou 7 bancos de recifes que estão sob seu controle efetivo, construindo campos de pouso e outras instalações.
Em outro tweet, Trump questionou se a China havia perguntado se era OK desvalorizar sua moeda, tornando difícil para as empresas dos EUA competir, e para taxar os produtos dos norte-americanos entrando em seu país.
Durante a campanha eleitoral, Trump acusou a China de manipular sua moeda e prometeu impor tarifas mais altas aos produtos chineses.
- Festival do baiacu atrai multidão em Shimonoseki - 13 de fevereiro de 2026 2:21 am
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
















