Primeiro Ministro da Itália, Matteo Renzi, renuncia. Primeiro-ministro italiano falou com a imprensa logo após derrota no referendo pela reforma constitucional no país.
Em um comunicado direcionado à Nação, o agora ex-primeiro-ministro da Itália Matteo Renzi assumiu a derrota no referendo pela reforma constitucional do país e renunciou ao posto.
Falando logo após todas as projeções indicarem a vitória do NÃO por quase 60%, Renzi disse que a opção escolhida pelo povo “venceu clara e inequivocadamente” e assumiu a “total responsabilidade” pelo resultado.
“Nós não fomos convincentes. Como estava claro desde o início, a experiência do meu governo termina aqui, hoje. […] Amanhã à tarde vou me reunir com meu gabinete e, em seguida, vou até o Palácio Quirinale para entregar minha renúncia ao Presidente da República”.
Mais cedo, Renzi agradeceu a participação massiva do povo italiano no referendo.
Cerca de 69% (o número ainda não é final) dos habilitados a votar compareceram às urnas.
O referendo pretendia implementar mudanças que incluíam redução de atribuições do Senado, que passaria a ser mais um órgão consultivo do que legislativo (e sem eleição pelo povo), a redução do número de parlamentares e a contenção dos custos de funcionamento das instituições.
- Coreia do Norte roubou US$ 2,8 bi em criptomoedas - 24 de outubro de 2025 2:06 am
- Polícia de Tóquio prende suspeito por fraude no exame TOEIC - 24 de outubro de 2025 1:40 am
- UE discute apoio à Ucrânia e novas sanções à Rússia - 24 de outubro de 2025 1:32 am