Outro reator será religado no Japão. Um operador de usina nuclear japonesa planeja reiniciar um de seus reatores na quinta-feira, após inspeções regulares.
A Kyushu Electric Power Company disse que o reator número um, em sua usina de Sendai, na Província de Kagoshima, será religado, se não houver nenhum problema.
O reator foi desligado em outubro, para as verificações.
O operador realizou inspeções adicionais por solicitação do governador de Kagoshima, Satoshi Mitazono, para verificar se os fortes terremotos que atingiram a província de Kumamoto, em abril, afetaram o reator.
Antes das inspeções, Mitazono pediu ao operador para parar o reator imediatamente, citando as crescentes preocupações entre os moradores.
O operador rejeitou o pedido, mas decidiu realizar as verificações adicionais.
As inspeções continuarão após o reinício, com todos os procedimentos a serem concluídos até 6 de janeiro de 2017.
Mitazono não expressou sua opinião sobre o reinício.
O governador também não criou um painel de especialistas para discutir a segurança do reator.
Ele disse que o painel será lançado depois que a assembléia provincial aprovar o orçamento, em 16 de dezembro.
Algumas pessoas estão pedindo ao governador para tornar clara a sua posição, antes do reator ser reiniciado.
Em agosto do ano passado, o reator tornou-se o primeiro a retornar on-line, sob as novas diretrizes do governo, introduzidas após o acidente nuclear de 2011, em Fukushima.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
















