Japão: Abe planeja visitar Russia no próximo ano. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que planeja visitar a Rússia no início do próximo ano, para acelerar os esforços para melhorar as relações bilaterais.
Abe e o presidente russo, Vladimir Putin, concordaram na semana passada em iniciar negociações sobre a atividade econômica conjunta em quatro ilhas controladas pela Russia e reivindicadas pelo Japão.
O governo japonês diz que as ilhas são uma parte inerente do território do país e foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
Abe disse em um discurso, na terça-feira, que se a proposta para a atividade econômica comum se materializar, os japoneses poderão visitar as ilhas quando quiserem e também poderão viver lá.
Acrescentou que uma compreensão mútua e uma confiança mais profundas tornariam as ilhas um lugar para a coexistência e não para o antagonismo.
Abe sublinhou que o início das negociações é um passo crucial para um tratado de paz bilateral.
Ele disse que aceitará o convite de Putin para visitar a Rússia, com esperanças de dar impulso à melhoria dos laços bilaterais.
- Empresário dos EUA apoia pesquisa japonesa contra o câncer - 16 de outubro de 2025 6:09 am
- Dados de políticos australianos vazam na internet - 16 de outubro de 2025 5:57 am
- Ex-presidente Yoon é interrogado por incitar ataque - 16 de outubro de 2025 5:35 am