Impeachment de Park não será votado nesta sexta-feira. Os partidos de oposição sul-coreana derrubaram os planos para votar o impeachment contra a presidente Park Geun-hye na sexta-feira.
O movimento ocorreu depois que os deputados do partido Saenuri, incluindo uma facção não alinhada aos anti-Park, concordaram, na quinta-feira, que Park não precisa ser posta em julgamento se ela manifestar intenção de renunciar no final de abril.
Na terça-feira, Park se ofereceu para renunciar ao seu mandato, que expira em fevereiro de 2018, e que confia a decisão sobre seu destino aos legisladores dos partidos governantes e da oposição.
Os três partidos da oposição rejeitaram a oferta.
Após o consentimento, unânime, do partido Saenuri, os líderes dos três partidos da oposição se reuniram na quinta-feira e renunciaram ao plano inicial de votar a ação de impeachment na sexta-feira.
Sem o apoio de membros anti-Park do partido no poder, a moção não será adotada pela Assembléia Nacional.
O líder do Partido Democrático da Coréia, Choo Mi-ae, criticou os parlamentares não-convencionais do Saenuri, dizendo que ficou claro que eles não têm nenhuma intenção de promover o processo de impeachment.
Mas a oposição ainda busca a votação da moção de impeachment em 9 de dezembro, quando a atual sessão da Assembléia Nacional termina.
O correspondente da NHK em Seul disse que poderia haver manobra contínua entre a oposição e a facção anti-Park do Saenuri, sobre o assunto.
Também na quinta-feira, Park visitou a cidade de Daegu, no sul, onde ela nasceu.
Ela foi dar suporte às pessoas afetadas pelo incêndio de um shopping center, na quarta-feira.
Foi a sua primeira viagem oficial em um mês.
- Ruth Iren Holand lança balada espiritual “You” - 28 de novembro de 2025 6:32 am
- Bauducco: Panettone, Chocotone e Tradição - 28 de novembro de 2025 6:04 am
- Programa O Sul em Cima, edição 37/2025,homenageia Lô Borges - 28 de novembro de 2025 5:33 am

