
Conselho de Segurança da ONU adota resolução de sanções contra a Coreia do Norte. O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, por unanimidade, uma resolução para impor novas sanções à Coréia do Norte, em resposta ao seu quinto teste nuclear em setembro.
Desde o teste nuclear, membros do Conselho de Segurança participaram de negociações sobre novas sanções, lideradas pelos EUA e pela China. Os membros aprovaram, por unanimidade, a resolução nesta quarta-feira.
A resolução limita as importações anuais de carvão, dos países membros da ONU, da Coréia do Norte em 7,5 milhões de toneladas ou 400 milhões de dólares, o que for menor, reduzindo-o para menos da metade do montante atual.
A China é o principal comprador do recurso.
As sanções também impõem a proibição de importações de minerais, como prata, cobre e níquel, da Coréia do Norte.
A embaixatriz dos EUA na ONU, Samantha Power, disse que a resolução é a sanção mais forte que o Conselho de Segurança impôs a qualquer país, em mais de uma geração.
O Embaixador do Japão, Koro Bessho, sublinhou a importância das sanções e exortou todos os países membros a cumprirem a resolução.
Fontes diplomáticas da ONU dizem que a implementação regular das medidas reduziria a receita anual da Coréia do Norte, em moeda forte, em 800 milhões de dólares, ou quase 25%.
Antes da aprovação da resolução, os diplomatas norte-coreanos foram vistos entrando no edifício que abriga a missão da Coreia do Norte na ONU.
Nenhum deles respondeu às perguntas dos repórteres.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm



















