A água refrigerada na usina de Fukushima parou por alguns momentos. As injeções de água para refrigerar o combustível derretido no reator da usina nuclear de Fukushima Daiichi pararam, por um breve período, devido a erro humano, na segunda-feira.
O operador da usina, Tóquio Electric Power Company – TEPCO, disse que um sistema de alarme foi ativado por volta das 10h00 quando uma bomba de água no reator nº 3 parou.
Uma investigação interna da empresa descobriu que um funcionário tinha acertado o interruptor da bomba com o cotovelo durante a verificação dos instrumentos.
A TEPCO reiniciou as injeções de água utilizando uma bomba diferente, cerca de 1 hora depois.
A empresa notificou as autoridades locais da província e áreas próximas do problema apenas um minuto antes de retomar as injeções de água.
Funcionários da TEPCO dizem que não detectaram mudanças na temperatura na parte inferior do reator ou nos níveis de radiação, nos postos de monitoramento, ao redor da usina.
Também na noite de domingo, as operações de resfriamento pararam, temporariamente, no tanque de combustível nuclear nos reatores 1, 2 e 3 da usina, quando algumas válvulas, inexplicavelmente, abriram.
A TEPCO disse que leva esses erros humanos a sério e melhorará os procedimentos para evitar recorrências.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am

