
Abe: Visita a Pearl Harbor ajudará a manter os laços com EUA. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, espera que sua visita a Pearl Harbor, no Havaí, contribua para o futuro da aliança Japão-EUA.
Abe anunciou, na segunda-feira, que fará uma visita de 2 dias ao Havaí a partir de 26 de dezembro. Ele irá se reunir com o presidente Barack Obama para conversações.
Os dois líderes irão para Pearl Harbor juntos, para lembrar as vítimas do ataque japonês há 75 anos atrás, que resultou em milhares de baixas, a maioria soldados dos EUA.
O ataque foi o início da Guerra do Pacífico.
Abe será o primeiro primeiro-ministro japonês, no poder, a visitar o local.
Ele seguirá a visita histórica de Obama, em maio, à cidade japonesa de Hiroshima, bombardeada por bombas nucleares, como o primeiro presidente dos Estados Unidos a fazê-lo.
Abe disse a repórteres que a visita será uma oportunidade para transmitir o valor da reconciliação, alcançada pelo Japão e os Estados Unidos.
Ele está procurando reafirmar o significado da aliança Japão-EUA na contribuição da paz e estabilidade na região.
Acredita-se que seja em resposta a observações do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que sugeriu, durante sua campanha eleitoral, que as relações com os aliados, incluindo o Japão, devem ser reconsideradas.
Abe espera manter uma sólida aliança, sob o governo norte-americano entrante, ao mesmo tempo em que as tensões estão aumentando em meio às crescentes atividades marítimas da China e aos lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte.
- PayPay prepara abertura de capital na bolsa Nasdaq dos EUA - 13 de fevereiro de 2026 7:41 pm
- Oposição japonesa elege Ogawa Junya como novo líder - 13 de fevereiro de 2026 7:29 pm
- Japão e EUA ainda não definem projetos do acordo bilionário - 13 de fevereiro de 2026 7:25 pm















