
Abe e Putin concordam em buscar atividade econômica conjunta. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente russo, Vladimir Putin, concordaram em buscar um sistema especial para conduzir atividades econômicas conjuntas em ilhas controladas pela Russia e reclamadas pelo Japão.
Abe e Putin se encontraram por cerca de 5 horas em uma pousada de águas termais na cidade natal de Abe, em Nagato, Prefeitura de Yamaguchi, na quinta-feira.
Os líderes estavam acompanhados pelos principais ministros. Congratularam-se com os intercâmbios bilaterais de defesa e com os diálogos dos conselhos de segurança, e concordaram em continuar. Síria e Coreia do Norte também estavam na pauta.
Abe e Putin, em seguida, realizaram 90 minutos de conversações, acompanhados apenas por intérpretes. Concordaram em prosseguir com um programa econômico conjunto nas ilhas disputadas.
Eles também concordaram em trabalhar conjuntamente para permitir que ex-residentes japoneses das ilhas viajassem livremente para suas cidades natais.
A Rússia controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês sustenta que as ilhas são uma parte inerente do território do Japão. Diz que as ilhas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
Abe deixou Nagato em direção a Tóquio na manhã de sexta-feira, para encontrar-se Putin novamente, durante o almoço na parte da tarde. Principais ministros e líderes empresariais de ambas as nações se unirão a eles.
Abe pretende reafirmar os acordos alcançados no âmbito de um plano de cooperação econômica de 8 pontos ,apresentado pelo Japão, no início deste ano.
Espera-se que os dois países assinem 13 acordos de nível governamental, incluindo a cooperação médica e de saúde entre seus ministérios da saúde.
Ambos os lados também são susceptíveis de concluir mais de 60 acordos, como o desenvolvimento conjunto de minas de carvão na Sibéria Oriental e empréstimos para o desenvolvimento de gás natural no Ártico.
Fontes do governo dizem que a cooperação econômica do Japão será de 300 bilhões de ienes, ou 2,53 bilhões de dólares, incluindo compromissos do setor privado.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm



















