Abe: Atividade conjunta é um passo rumo ao tratado de paz. O primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse que o Japão e a Rússia iniciarão negociações sobre um sistema especial para realizar atividades econômicas conjuntas nas quatro ilhas controladas pela Russia e reivindicadas pelo Japão.
Abe disse que os dois países também considerarão maneiras de permitir que ex-residentes japoneses das ilhas as visitassem livremente, por motivos humanitários.
Abe falou em uma coletiva de imprensa em Tóquio, na sexta-feira, após a cúpula de dois dias com o presidente russo, Vladimir Putin.
Ele disse que as atividades conjuntas serão baseadas no reconhecimento compartilhado de que não comprometerão as posições de nenhum dos dois países em relação a um tratado de paz.
Ele também disse que o Japão e a Rússia serão os únicos participantes.
Abe disse que ele e Putin concordaram, completamente, que as atividades serão um passo importante para a conclusão de um tratado de paz bilateral.
A disputa sobre as ilhas impediu os dois países de concluírem tal tratado após a Segunda Guerra Mundial.
Tóquio refere-se a eles como os Territórios do Norte. O governo japonês sustenta que as ilhas são uma parte inerente do território do Japão e foram ilegalmente ocupadas após a guerra.
Abe disse que os dois países deveriam, em conjunto, traçar uma visão das ilhas para o futuro, sem estarem vinculados ao passado. Ele disse estar convencido de que essa “nova abordagem” é o caminho para um acordo final.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm




















