Tsunami em Miyagi, provavelmente, ultrapassou 2 metros. O porto pesqueiro na província de Miyagi, no nordeste do Japão, foi atingido por um tsunami de mais de 2 metros de altura, após o forte terremoto de terça-feira.
Esse tsunami foi maior do que a Agência Meteorológica descreveu, como sendo o mais alto de 1,4 metros, observado logo após o terremoto de magnitude 7,4 ter atingido a vizinha Prefeitura de Fukushima.
A agência havia alertado sobre tsunami ao longo da costa nordeste do Japão.
Um trabalhador da cooperativa de pesca local tirou uma foto do tsunami, no porto de Ohama, em Higashimatsushima.
A foto mostra que as águas alcançaram uma estrada inclinada, a cerca de 60 metros terra adentro, que está 2 metros acima do nível do mar.
O professor Fumihiko Imamura do Instituto de Pesquisa Internacional de Ciências de Desastres, da Universidade de Tohoku, disse acreditar que a foto mostra vestígios do tsunami.
Ele também diz que uma simulação no seu instituto mostra que ondas de até 2,5 metros atingiram a cidade de Shiogama, cerca de 10 quilômetros a oeste do porto.
Imamura diz que os moradores precisam lembrar que as ondas podem ser maiores do que a previsão, e evacuar rapidamente.
O chefe de uma filial da cooperativa de pesca da província de Miyagi, Takashi Sasaki, disse que ficou surpreso ao ouvir que o tsunami foi tão alto quanto uma pessoa adulta.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am
















