Japão faz exercício anual de preparação contra terremotos e tsunamis. O Japão realizou, nesta sexta-feira, um exercício anual para preparar o país, propenso a desastres, para um grande terremoto e tsunami, um dia antes do Dia Mundial de Conscientização sobre o Tsunami.
Enquanto o governo testava seu sistema para o envio de boletins de emergência para alertar as pessoas de um terremoto iminente, mais de 400.000 pessoas na província de Wakayama participaram de um exercício para se proteger durante um grande tremor.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, a resolução da ONU de 2015, para declarar um Dia Mundial de Conscientização de Tsunami é derivado da estória “Inamura no Hi” sobre um aldeão na prefeitura japonesa que em 05 de novembro de 1854, advertiu sua comunidade da aproximação de um tsunami, incendiando seus feixes de arroz.
No exercício, para passar, rapidamente, informações sobre um tremor iminente para governos locais e empresas em todo o país, alguns governos locais usaram seus sistemas sem fio para transmitir, automaticamente, a informação recebida, através de alto-falantes.
No entanto, os sistemas sem fio de pelo menos três governos locais apresentaram problemas e falharam em fazer transmissões automáticas.
Na cidade de Kumamoto, no sudoeste do Japão, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio e seus professores participaram de um exercício de preparação para terremotos, depois uma série de grandes tremores que atingiram a área em abril.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















