Japão e Coreia do Sul retomam negociações sobre inteligência militar. O Japão e a Coréia do Sul retomaram as negociações para concluir o pacto de troca de informações militares.
Oficiais de defesa e assuntos externos dos dois países se reuniram em Tóquio, na terça-feira, na sequencia da decisão da Coréia do Sul de retomar as negociações depois de uma suspensão de 4 anos.
Japão e Coreia do Sul pretendem assinar o Acordo de Segurança Geral de Informação Militar, ou GSOMIA – General Security of Military Information Agreement.
Detalhes das negociações de terça-feira não foram revelados, mas oficiais acreditam ter confirmado a escala das informações que devem compartilhar, tendo em vista os repetidos testes nucleares e lançamentos de mísseis da Coreia do Norte.
Eles também acreditam ter discutido se há a necessidade de rever as disposições sobre a preservação de informações secretas, pois uma lei de sigilo do Estado entrou em vigor no Japão, em 2014.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, disse a jornalistas que a cooperação de segurança com a Coréia do Sul é muito importante, considerando o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















