Escritório de Park concorda com a lei para conselheiro especial. O escritório presidencial da Coréia do Sul deve realizar uma reunião de gabinete na terça-feira para endossar a legislação que nomeia um conselheiro especial para investigar a presidente Park Geun-hye.
No domingo, os promotores anunciaram que suspeitam de que Park seja co-conspiradora nos supostos crimes de sua amigo de longo tempo, Choi Soon-sil, e 2 ex-assessores.
Os 3 foram indiciados no mesmo dia.
Choi é acusada de fraude e conspiração para abuso de poder.
Um Chong-bum, um ex-assessor presidencial, também é acusado de abuso de poder.
O ex-secretário presidencial, Jeong Ho-seong, é suspeito de fornecer segredos de Estado para Choi.
No domingo, o advogado de Park rejeitou a acusação.
Ele também disse que não responderia a um pedido dos promotores para questioná-la, acrescentando que vai se preparar para uma investigação do conselheiro especial, que será independente do governo.
A reunião de gabinete na terça-feira também deve endossar um acordo com o Japão sobre a partilha de inteligência militar.
Um oficial da defesa sul-coreana disse na segunda-feira que o ministro da Defesa, Han Min-koo, e o embaixador japonês, Yasumasa Nagamine, assinarão o acordo, provavelmente na quarta-feira.
No entanto, o pacto do Acordo Geral de Segurança e Informação Militar, ou GSOMIA – General Security of Military Information Agreement – enfrenta resistência na Coréia do Sul.
Três partidos da oposição apresentaram uma resolução exigindo a suspensão das negociações sobre a GSOMIA. As partes também pretendem apresentar uma resolução exigindo a demissão de Han.
Na noite de segunda-feira, cerca de 200 pessoas se reuniram em Seul gritando slogans contra GSOMIA e pedindo a renúncia de Park.
- Tóquio intensifica blitz para coibir infrações com ciclomotores - 9 de fevereiro de 2026 10:57 pm
- Meloni parabeniza Takaichi por vitória eleitoral no Japão - 9 de fevereiro de 2026 10:51 pm
- Japão registra recorde histórico em conta corrente em 2025 - 9 de fevereiro de 2026 10:47 pm
















