4.3 C
Kóka
segunda-feira, 22 dezembro, 2025 5:00: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Super Tufão Haima atinge as Filipinas

spot_img

Super Tufão Haima atinge as Filipinas. As Filipinas foram atingas pelo Super Tufão Haima, com ventos de até 225 kmh (140mph).

A tempestade atingiu a costa de Cagayan, no norte do país, na quarta-feira, porém, não houve relatos imediatos de mortes ou ferimentos.

Dezenas de milhares de pessoas foram retiradas de áreas ameaçadas quando a tempestade se aproximava.

Houve danos generalizados durante a noite, com casas destruídas e linhas de energia derrubadas.

Especialistas temiam que o Haima fosse tão destrutivo quanto o super tufão Haiyan, que custou a vida de 7.350 pessoas, em 2013.

As Filipinas são atingidas por cerca de 20 grandes tempestades anualmente, muitas delas mortais.

Storm damage in Narvacan, Ilocos Sur, northern Philippines (20 Oct 2016)
Fortes ventos derrubaram linhas de transmissão e arrancaram telhados / AP
Residents who evacuated their homes due to Typhoon Haima take shelter at an evacuation centre in San Fernando, la Union in the northern Philippines on 19 October, 2016
Moradores expulsos de suas casas pelo Super Tufão Haima, se abrigar em um centro de evacuação
Filipino villagers collect house materials damaged by flood brought about by Typhoon Sarika in the town of San Leonardo, Nueva Ecija province, Philippines, 16 October 2016.
Há apenas alguns dias, milhares de pessoas foram afetadas pelo Tufão Sarika

A tempestade foi atualizado para um super tufão pouco antes de tocar terra firme, em Penablanca, uma cidade na província de Cagayan, por volta das 23h00, hora local (15h00 GMT) na quarta-feira.

“Não podemos sair porque o vento está muito forte, as árvores estão sendo arrancadas”, disse a vereadora Elisa Arugay à rádio DZMM, da aldeia de Camasi, em Penablanca.

Na quinta-feira de manhã, houve relatos de danos em uma vasta área.

“O arroz e o milho, até onde a vista alcança, estão devastados”, disse Villamor Visaya, professor na cidade de Ilagan, à AFP.

“Muitas casas foram destruídas. O prédio da escola esmagado por uma grande árvore … era como se a nossa casa estava sendo puxada das fundações.”

O Haima, conhecido localmente como Lawin, tinha por volta de 800 quilômetros (500 milhas) de largura, e as autoridades haviam alertado o público a esperar fortes ventos e tempestade, com ondas de 5 metros (16 pés) ou superior.

O Haima é o segundo tufão a atingir as Filipinas em uma semana, depois que o Sarika atingiu o país no domingo passado. Pelo menos uma pessoa morreu naquela tempestade, e três pessoas ainda estão desaparecidas.

O Haima, agora, está se movendo para fora do país, através do Mar do Sul da China, no sentido de Hong Kong e sul da China.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceBBC

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img