Japão, erupção explosiva observada no Monte Aso. A Agência Meteorológica relata que o Monte Aso, a sudoeste da ilha de Kyushu, na Província de Kumamoto, entrou em erupção na manhã deste sábado. Essa foi sua primeira erupção explosiva em 36 anos.
A agência elevou o nível de alerta de 2 para 3, numa escala de 5, e está apelando à população para tomarem cuidado com pedras caindo, numa área de 2 quilômetros da cratera do vulcão.
Autoridades dizem que a erupção pode ter lançado rochas a mais de um quilômetro de distância e a fumaça vulcânica subiu a 11.000 metros.
Cinzas vulcânicas deverão cair em grandes áreas a nordeste da cratera.
A polícia local disse que não há relatos de feridos, uma hora depois da explosão.
A Kyushu Electric Power Company comunicou que cerca de 1.600 residências ficaram sem energia elétrica por volta de 20 minutos.
Um oficial da cidade de Aso indo para a prefeitura, acompanhar o anúncio da erupção, disse que enquanto estava dirigindo, começou a cair cinzas, como grandes gotas de chuva, e mal conseguia ver a direção que estava seguindo.
Bombeiros locais relatam que janelas do edifício foram sacudidas pelo vento, aparentemente, a partir da erupção, acrescentando que não puderam ouvir a explosão, mas observaram cheiro de enxofre e cinzas caindo, formando uma fina camada no chão.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
















