Guarda Costeira das Filipinas recebe primeiro de dez navios cedidos pelo Japão. O Presidente Rodrigo Duterte se juntou a oficiais da Philippines Coast Guard (PCG) – Guarda Costeira das Filipinas – a bordo do BRP Tubbataha durante a celebração 115º aniversário da PCG em Manila, na quarta-feira, 12 de outubro 2016.
A PCG assegurou ao presidente seu total apoio em sua guerra contra as drogas ilegais e na garantia águas territoriais do país. O Tubbataha é o primeiro de 10 navios de combate, multi-função, adquiridos através da Japan International Cooperation Agency (JICA) – Agência de Cooperação Internacional do Japão. O segundo navio é esperado em dezembro e os outros oito até 2018. MANILA, Philippines, by KRIZJOHN ROSALES
O Japão irá fornecer, para as Filipinas, mais nove Multi-Role Response Vessels (MRRV) – navios de resposta multi-função, para melhorar as capacidades de patrulha, busca e salvamento da Guarda Costeira das Filipinas (PCG).
A BRP Tubbataha, que foi entregue, na quarta-feira, no porto de Manila, é o primeiro de 10 MRRVs de 40 metros, fornecidos pelo Japão através do Official Development Assistance (ODA) – Ajuda Pública ao Desenvolvimento.
Os restantes nove navios serão entregues até 2018, disse um funcionário da embaixada do Japão.
O Tubbataha foi entregue durante as comemorações do 115º aniversário do PCG, com a presença do embaixador japonês, Kazuhide Ishikawa, e do Presidente Duterte.
Em seu discurso, o Presidente agradeceu Japão por seu apoio.
“O Japão tem apoiado, há muito tempo, as iniciativas do PCG para melhorar suas operações de aplicação da lei”, disse ele.
Outras assistências do Japão para o PCG incluem o fornecimento de equipamentos de resgate, instalações de treinamento, sistemas de comunicação e equipamentos de segurança marítima.
Em 2014, o Japão estendeu uma ajuda, não reembolsável, de 1.152 bilhões de ienes para o PCG, para a instalação de um sistema de comunicação por satélite e sistema de gestão do tráfego de navios ,para gerir o movimento de embarcações e tráfego nos portos.
Um especialista da guarda costeira do Japão também foi enviado para o PCG, para prestar assistência técnica.
Através dos projetos da ODA, a parceria estratégica entre o Japão e as Filipinas foi reforçada, disse um oficial da PCG.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
















