11.1 C
Kóka
domingo, 2024/05/19  10:04
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA e Filipinas juntam forças para exercício militar conjunto

EUA e Filipinas juntam forças para exercício militar conjunto. Forças filipinas e norte-americanas começaram os exercícios militares conjuntos anuais, com novo líder das Filipinas, Presidente Rodrigo Duterte, indicando que este seria o último de tais exercícios.

Oficiais e soldados de ambas as forças se reuniram na sede da Marine Corps ‘em Manila, capital das Filipinas, na terça-feira, para marcar o início do exercício de 9 dias.

Cerca de 2.000 militares de ambos os países farão exercícios de desembarque anfíbio.

As Filipinas e os Estados Unidos reforçaram a sua cooperação de defesa para combater as crescentes ações da China no Mar da China Meridional.

Os 2 países assinaram um novo acordo militar, há 2 anos, abrindo o caminho para as tropas dos EUA retomarem sua estadia nas Filipinas.

Os militares norte-americanos retiraram-se do país após o fim da Guerra Fria.

Mas o Presidente da Filipinas, Rodrigo Duterte, que assumiu o cargo em junho, distanciou seu país dos EUA, desde que o Presidente norte-americano, Barack Obama, cancelou uma reunião agendada com eles no mês passado, por causa dos comentários de Duterte.

Duterte indicou que seu país não irá realizar patrulhas conjuntas com os EUA no Mar da China Meridional. Seu antecessor concordou com o acordo em abril.

Duterte tem mostrado vontade de melhorar as relações com Pequim, para obter assistência econômica do país. Ele disse que está estudando contratos para compra de armas e equipamentos da China.

Os analistas estão observando como a postura de Duterte pode afetar a situação de segurança no Mar do Sul da China.