18.1 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 3:41: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ataque a Caxemira: Aldeões fogem depois de “ataques cirúrgicos” da Índia

Ataque a Caxemira: Aldeões fogem depois de “ataques cirúrgicos” da Índia. Aldeões indianos que vivem perto da fronteira com o Paquistão estão fugindo, um dia depois que a Índia afirmou ter lançado ataques visando militantes na Caxemira.

A Índia disse que realizou “ataques cirúrgicos” ao longo da fronteira, o Paquistão negou, dizendo que dois de seus soldados morreram no bombardeio transfronteiriço.

A população de vária aldeias no estado de Punjab foram deixandos em meio a temores de que o confronto pode aumentar.

A região disputada Caxemira tem sido um ponto de inflamação por décadas, e já provocou duas guerras.

Analistas dizem que a Índia já conduziu ataques mais fortes do que estes, sem nenhum séria escalada das hostilidades.

As relações entre a Índia e o Paquistão deterioraram, bruscamente, desde o início deste mês, quando militantes realizaram o ataque mais mortal dos últimos anos, em uma base do exército indiano na Caxemira. A Índia culpou o Paquistão pelo ataque, que negou a alegação.

O que está acontecendo agora?

Villagers evacuating
Não há ordem oficial para sair

Houve, certamente, uma escalada na guerra de discursos, depois que a Índia lançou os ataques, o Paquistão informou que tinha um soldado indiano sob custódia. O exército indiano disse que ele, inadvertidamente, tinha cruzado a linha de controle que divide a Caxemira.

Enquanto isso, no estado vizinho de Punjab, no lado indiano, segundo a imprensa, reivindicou seis distritos de fronteira e milhares de moradores foram evacuados. Relatórios dizem que as pessoas serão alojadas em Templos Sikh e outras instalações.

No entanto, o correspondente da BBC na Índia, Robin Singh, disse que visitou várias aldeias perto da fronteira, em Punjab, e a maioria das pessoas tinha optado por ficar e que não tinha havido nenhuma ordem oficial para sair.

Gurdwara Noshehra Dhala
Locais de adoração do culto Sikh, chamados de Gurdwaras, estão abrigando algumas das pessoas que fogem

Map

Como tudo começou

No dia 18 de setembro, um ataque à base do exército indiano em Uri, na Caxemira administrada pela Índia, morreram 18 soldados, foi o mais mortal ataque desse tipo em anos.

This file photo taken on November 27, 2014 shows Indian Prime Minister Narendra Modi (2L) point a finger at Pakistan
Primeiro Ministro indiano, Modi, enfrenta pressões para dar uma resposta ao Paquistão

O governo de Narendra Modi, que chegou ao poder prometendo uma linha dura sobre o Paquistão, tem estado sob enorme pressão para retaliar, o que para muitos na Índia, é o terrorismo apoiado pelo Estado.

Muitos observadores dizem que a última medida visa aplacar o irritado eleitorado nacional e enviar a mensagem de que Modi é um líder forte.

E, muitos, em todo o país saudaram a agressão como uma poderosa mensagem para o Paquistão.

O que o Paquistão diz?

O primeiro-ministro, Nawaz Sharif, criticou a “agressão não provocada das forças indianas” e disse que seus militares são capazes de frustrar “qualquer plano para minar a soberania do Paquistão”.

Islamabad diz que a posição da Índia é uma “tentativa flagrante” de desviar a atenção de abusos dos direitos humanos na região.

Mais de 80 pessoas, quase todos manifestantes anti-governo, morreram em mais de dois meses de violência contra o domínio indiano.

Por que é Caxemira tão perigosa?

Tanto a Índia quanto o Paquistão alegam que a Caxemira, de maioria muçulmana, é sua na totalidade, porém, controlam apenas uma parte dela.

A disputa territorial entre os dois países vem acontecendo por mais de seis décadas, e duas das três guerras travadas entre os rivais nucleares tiveram como estopim a Caxemira.

Muitas pessoas temem que isso possa, eventualmente, se transformar em um grande confronto entre dois Estados com armas nucleares.

Mas a maioria dos analistas ainda acredita que é improvável que isso aconteça, e que os confrontos esporádicos e a diplomacia devem continuar.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceBBC

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img