Vulcão Sakurajima do Japão poderá ter uma grande erupção dentro de 30 anos, dizem cientistas. Um dos vulcões mais ativos do Japão deverá ter uma grande erupção dentro dos próximos 30 anos, dizem os cientistas que estudaram um acúmulo de magma lá.
O vulcão Sakurajima, na ilha de Kyushu, no Japão, representa uma “ameaça crescente”, dizem os pesquisadores da Universidade de Bristol.
O vulcão, localizado a 49 km (30 milhas) da usina nuclear de Sendai, também está perto de Kagoshima, uma cidade de 600.000 habitantes.
A última erupção mortal do Sakurajima foi em 1914, quando 58 pessoas morreram.
O arquipélago japonês, que fica no “Anel de Fogo” do Pacífico, tem mais de 100 vulcões. O Sakurajima vomita, regularmente, cinzas e há muitas pequenas explosões há cada ano, com a mais recente erupção acontecendo em fevereiro passado.
As atividades do vulcão são acompanhadas de perto pelas autoridades japonesas, é um dos dois vulvões de nível 3, numa escala de 5, do sistema de alerta vulcânico do Japão, o que significa que as pessoas estão avisadas para não se aproximarem.
“A erupção de 1914 mediu cerca de 1,5 km cúbico de volume”, disse o principal autor do estudo, Dr. James Hickey, que já se juntou a University of Exeter’s Camborne School of Mines.
“Pelos nossos dados, acreditamos que levaria cerca de 130 anos para o vulcão armazenar a mesma quantidade de magma, para outra erupção de um tamanho similar -. O que significa que estamos a cerca de 25 anos de distância”
Um relatório sobre a atividade do vulcão foi publicado na terça-feira, tomaram parte do estudo as equipes da Universidade de Bristol e do Centro de Pesquisa do Vulcão Sakurajima.

Sua pesquisa mostrou que 14 milhões de metros cúbicos de magma está se acumulando a cada ano, o suficiente para encher Estadio de Wembley, em Londres, mais de 3,5 vezes.
Eles acrescentaram que a taxa em que o magma está se acumulando é mais rápido do que pode ser expulso em suas erupções regulares menores, o que os levou a inferir que uma grande erupção é provável nos próximos 30 anos.
Eles fizeram essas avaliações com base em novas formas de estudos e a modelagem do reservatório de magma do vulcão. Os cientistas dizem que esperam que estes resultados possam ajudar as autoridades no plano para grandes erupções.
“Nós sabemos que, sendo avisados, significa que estaremos fornecendo informações essenciais para as autoridades locais poderem, potencialmente, ajudar a salvar vidas, se uma erupção estiver iminente”, disse Hickey.
De acordo com um professor associado da Universidade de Kyoto, os novos planos de evacuação já foram preparados.
“Já passa de 100 anos desde a erupção de 1914, é esperado menos de 30 anos para a próxima grande erupção”, disse o Dr. Haruhisa Nakamichi, Professor Associado do Instituto de Pesquisa de Prevenção de Desastres, da Universidade de Kyoto.
“A Prefeitura de Kagoshima preparou um novo plano de evacuação de Sakurajima.”
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















