Tufão Malakas atinge Kyushu. O poderoso tufão atingiu o sul do Japão nesta terça-feira, despejando chuvas torrenciais na região, que deixaram algumas comunidades parcialmente submersas e dezenas de vôos cancelados.
O Tufão Malakas tocou terra firme no extremo sul da ilha principal de Kyushu, pouco depois da meia-noite, com ventos de até 180 quilômetros por hora, disse a Agência Meteorológica do Japão.
Imagens de televisão da emissora pública NHK mostram casas, carros e campos de arroz parcialmente cobertos de água na província de Miyazaki, onde recorde de 578 milímetros de chuva caíram sobre a cidade, em apenas 24 horas.
Uma mulher, de 30 anos, ficou levemente ferida quando fortes ventos quebraram uma janela em sua casa e seis pessoas tiveram que ser resgatadas de suas casas alagadas, por barco, mas sem ferimentos graves, mortes ainda não foram relatadas.
De acordo com a NHK, 106 vôos foram cancelados por causa de ventos fortes, com o tufão se movendo a nordeste, em direção a Tóquio, oficiais alertam para altas ondas, possíveis deslizamentos de terra e mais inundações.
Pelo menos 17 pessoas morreram no início deste mês, quando o Tufão Lionrock atingiu o país, que é regularmente afetado por grandes tempestades.
Antes do Lionrock, dois tufões haviam tirado, pelo menos, duas vidas no nordeste do Japão.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am