Programa Monju sob ameaça do governo. O governo japonês diz que irá rever, drasticamente, o seu conturbado programa Monju, um protótipo de reator rápido, incluindo a possibilidade de demolição.
O reator experimental na província de Fukui, teve uma série de problemas de segurança, estando on-line apenas 250 dias, desde o seu lançamento, em 1994.
O Ministério da Ciência que supervisionar o programa Monju ainda tem que nomear um novo operador, apesar de um pedido do regulador. A Autoridade Reguladora Nuclear recomendou ao governo substituir o atual operador, a Agência Japonesa de Energia Atômica.
Na quarta-feira, o governo realizou uma reunião de ministros, relacionados com o caso, para discutir o futuro do Programa Monju.
Entre eles estavam o chefe de gabinete, Yoshihide Suga, o ministro da Ciência, Hirokazu Matsuno e o ministro da economia e indústria, Hiroshige Seko. Eles concordaram em chegar a uma conclusão sobre Monju até o final deste ano.
Os ministros também confirmaram em avançar a política de reciclagem de combustível nuclear, para promover a reutilização de combustível irradiado das centrais nucleares.
Os ministros também concordaram em manter a investigação e desenvolvimento de reatores rápidos, e montaram um painel, liderado por Seko, para discutir e fazer uma nova política sobre os objetivos dos reatores rápidos, como objetivo de compilar o plano até o final do ano.
Os ministros citaram as mudanças de circunstâncias, incluindo as novas regulamentações do governo após o acidente de Fukushima Daiichi em 2011, e recentemente, começaram a cooperação com a França, para o desenvolvimento de reatores rápidos.
Os reatores rápidos, como o de Monju, utilizam plutônio como combustível e neutrôns rápidos para a fissão nuclear, mas não são projetados para produzir mais plutônio do que conseomem.
O chefe de gabinete Suga, pediu aos ministros para explicar cuidadosamente o assunto para as comunidades locais.
O ministro da indústria Seko disse aos repórteres que o governo vai convidar empresas privadas para discutir o projeto.
Seko refere-se a um reator a ser desenvolvido rapidamente em colaboração com a França, bem como uma possível reinicialização do projeto de reator, experimental, Joyo, na província de Ibaraki, acrescentando que o governo reunirá uma ampla gama de conhecimento.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am