
Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, deverá visitar o Japão em outubro. O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, planeja visitar o Japão no final de outubro para conversações com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.
Fontes do governo filipino dizem que arranjos estão em andamento para Duterte fazer sua primeira visita ao Japão, desde que assumiu o cargo em junho.
Duterte e Abe se reuniram à margem de uma série de reuniões de cúpula da ASEAN no início deste mês. Abe notificou Duterte da decisão do Japão para fornecer navios de patrulha e outras formas de assistência à Guarda Costeira das Filipinas, para ajudar a aumentar a sua capacidade de vigilância.
Se a reunião de Tóquio acontecer, espera-se que os líderes confirmem o seu compromisso de estreitar laços em matéria de segurança nacional como o aumento das atividades marítimas da China, no Mar do Sul da China.
Duterte, provavelmente, também instará o Japão a aumentar o investimento no setor industrial de seu país, como parte do programa de Manila para convidar investimentos estrangeiro.
O Presidente também está considerando uma viagem à China, antes de visitar o Japão, em uma tentativa de abrir negociações bilaterais sobre a disputa territorial no Mar do Sul da China.
O tribunal de arbitragem internacional decidiu, em julho, em favor das Filipinas e rejeitou as alegações da China sobre as águas disputadas.
As Filipinas dizem que a China deve agir em conformidade com a decisão. Mas Pequim diz que não tem intenção de manter conversações bilaterais sobre a questão, se Manila manter sua posição.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm



















