Premiê japonês: disputa territorial com Rússia deve acabar em breve

0

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe apoiou recentemente o desenvolvimento das relações com Moscou e destacou a importância da próxima visita do presidente Putin ao Japão. Agência Sputnick 

Ontem segunda-feira (26) o premiê disse estar convencido de que as partes chegarão em breve o acordo relativamente a disputa territorial que mantêm sobre as ilhas Curilas. Segundo Abe, o acordo levará à intensificação dos contatos bilaterais russo-japoneses, inclusive em tais áreas como a economia, energia e outras.

“Por via de resolver a questão territorial nós vamos pôr fim à situação anormal em que, mesmo 71 anos após a guerra, não há acordo de paz entre os nossos países”, disse Abe citado pela RIA Novosti.

Em 23 de setembro o jornal japonês Yomiuri informou que o Japão, como condição da possível assinatura do documento, só exigirá duas ilhas à Rússia: Khabomai e Shikotan. O lado japonês planejaria continuar as negociações em relação a Itutup e Kunashir após a assinatura do acordo.

Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores do Japão desmentiu os dados divulgados, declarando que o governo continuará realizando negociações relativamente a todas as ilhas. Mais cedo, em 2 de setembro, comentando a disputa territorial com o Japão, o presidente russo Vladimir Putin declarou à agência Bloomberg que a Rússia não vende os seus territórios.

A visita do líder russo para o Japão está prevista para 15 de dezembro, havendo bastante expectativa visto a visita ser um grande passo nas relações bilaterais entre a Rússia e o Japão, especialmente tendo em conta que a viagem estava sendo adiada desde 2014.

Em 1956 a União Soviética e o Japão assinaram, após o fim da Segunda Guerra Mundial, uma declaração conjunta que previa que Tóquio receberia as Ilhas de Habomai e Shikotan após a celebração de um acordo de paz, mas a questão das outras duas ilhas não foi discutida. Segundo os analistas, a diferença de estatuto das ilhas foi a razão das dificuldades no processo de negociações, que já dura há 60 anos.

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.