Os mais antigos anzóis do mundo encontrados no Japão. Anzóis encontrados em uma ilha japonesa do sul, datam de cerca de 23.000 ano, tornando-os entre os instrumentos de pesca mais antigos do mundo, disseram pesquisadores nesta segunda-feira.
Os anzóis foram descobertos em na Caverna Sakitari, na ponta sul da ilha de Okinawa, há vários anos, disse Masaki Fujita, pesquisador-chefe do estudo e curador do Okinawa Prefectural Museum and Art Museum.
“E nós, finalmente, concluímos que a camada geológica na qual foram encontrados os anzóis foi formada há 23.000 anos atrás”, disse Fujita à AFP.
Os anzóis, feitos de conchas de caracol do mar, foram feitas em uma forma semelhante a uma lua crescente, e podem ter sido usados para capturar peixe-papagaio ou enguias.
A idade é compatível com os mais velhos anzóis, encontrados em Timor, também no Pacífico, disseram os pesquisadores, em um artigo publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
O estudo também sugere que as técnicas marítimas avançadas existiam na região Ásia-Pacífico muito mais cedo do que se pensava, disse Fujita.
“É surpreendente saber que a técnica de pesca que temos agora poderia ser a mesma que tínhamos no passado”, disse o pesquisador.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am