22 C
Kóka
quinta-feira, 14 agosto, 2025 10:53: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Os mais antigos anzóis do mundo encontrados no Japão

Os mais antigos anzóis do mundo encontrados no Japão. Anzóis encontrados em uma ilha japonesa do sul, datam de cerca de 23.000 ano, tornando-os entre os instrumentos de pesca mais antigos do mundo, disseram pesquisadores nesta segunda-feira.

Os anzóis foram descobertos em na Caverna Sakitari, na ponta sul da ilha de Okinawa, há vários anos, disse Masaki Fujita, pesquisador-chefe do estudo e curador do Okinawa Prefectural Museum and Art Museum.

“E nós, finalmente, concluímos que a camada geológica na qual foram encontrados os anzóis foi formada há 23.000 anos atrás”, disse Fujita à AFP.

Os anzóis, feitos de conchas de caracol do mar, foram feitas em uma forma semelhante a uma lua crescente, e podem ter sido usados para capturar peixe-papagaio ou enguias.

A idade é compatível com os mais velhos anzóis, encontrados em Timor, também no Pacífico, disseram os pesquisadores, em um artigo publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O estudo também sugere que as técnicas marítimas avançadas existiam na região Ásia-Pacífico muito mais cedo do que se pensava, disse Fujita.

“É surpreendente saber que a técnica de pesca que temos agora poderia ser a mesma que tínhamos no passado”, disse o pesquisador.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img