Obama reitera compromisso dos EUA com a Ásia. O Presidente dos EUA, Barack Obama, se comprometeu a continuar as operações dos EUA para a liberdade de navegação nos Mares da China leste e sul.
Obama estava falou diante de uma platéia de cerca de 1.000 pessoas na capital do Laos, Vientiane, na terça-feira, antes de uma série de reuniões de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático – ASEAN
Obama disse que os Estados Unidos estão mais profundamente envolvidos em toda a região da Ásia-Pacífico do que tem sido há décadas.
Com os avanços marítimos da China, aparentemente, em mente, Obama disse que os países maiores não devem ditar a nações menores e que todas as nações devem jogar pelas mesmas regras.
Ele disse que em toda a região, incluindo os mares leste e sul da China, os Estados Unidos vão continuar a voar, navegar e operar onde quer que a lei internacional permite e apoiar o direito de todos os países a fazerem o mesmo.
Em referência à Parceria Trans-Pacífico, Obama comprometeu-se a pressionar para que o acordo de livre comércio passe no Congresso, antes de deixar o cargo.
Ele ressaltou que o TPP é importante não só para os EUA, mas também para a região Ásia-Pacífico, acrescentando que a falta de avanço com o pacto comercial teria consequências econômicas e poria a liderança dos Estados Unidos em causa.
- Formatura do Colégio Santos Dumont em Konan emociona com tema inspirado em “Sing 2” - 21 de dezembro de 2025 6:16 am
- Tailândia enviará observador para eleições em Myanmar - 21 de dezembro de 2025 12:54 am
- EUA suspendem loteria de green card após ataque em universidade - 21 de dezembro de 2025 12:47 am
















