Ícone do site Radio Shiga

Obama condena teste nuclear da Coreia do Norte

Presidente dos EUA, Barack Obama, Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe e, Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye

Obama condena teste nuclear da Coreia do Norte. O Presidente dos EUA, Barack Obama, condenou o quinto teste nuclear da Coreia do Norte, classificando-o de uma grave ameaça à segurança regional e à paz e estabilidade internacional.

Obama disse em um comunicado, na sexta-feira, que os Estados Unidos nunca aceitarão a Coreia do Norte como um Estado nuclear, acrescentando que as ações provocativas do Norte têm servido para isolar o seu povo.

Obama também disse que consultou, separadamente, por telefone, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e a presidente sul-coreana,  Park Geun-hye.

Segundo Obama, os três países concordaram em trabalhar com o Conselho de Segurança da ONU e os países relevantes para implementar, de forma enérgica, as medidas existentes e tomar medidas adicionais significativas, incluindo novas sanções à Coreia do Norte.

Obama reiterou para Abe e Park o compromisso, inabalável, dos EUA em tomar medidas necessárias para defender seus aliados, incluindo a implantação de uma bateria de defesa de alta altitude – Terminal High Altitude Area Defense (THAAD), na Coreia do Sul.

O governo dos EUA pretende chamar a China, que tem laços profundos com a Coreia do Norte, para aplicar estritas sanções ao país.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile