Coreia do Norte: Suspeita de teste nuclear após terremoto “artificial”. A Coreia do Norte é suspeita de realizar seu quinto teste de uma bomba nuclear, depois que um terremoto de magnitude 5,3 foi detectado perto de seu local de testes.
A agência de notícias sul-coreana, Yonhap, disse que tinha sido um “terremoto artificial”.
Uma fonte não identificada, do governo sul-coreano, disse que era altamente provável que tenha sido um teste nuclear.
Não houve nenhuma confirmação da Coreia do Norte, mas terremotos artificiais anteriores nessa área e dessa magnitude tinham sido testes nucleares.
As recentes imagens de satélite e inteligência indicaram um aumento de atividade em Punggye-ri, onde a Coreia do Norte realizou seus testes anteriores, indicando um quinto teste.
O US Geological Survey, que monitora a atividade sísmica global, disse que o tremor de sexta-feira de manhã, detectado nessa área, foi causado por “uma explosão”, acrescentando que “não pode determinar que tipo de explosão seria, seja nuclear ou de qualquer outro dispositivo”.
Sexta-feira é o Dia Nacional da Coreia do Norte, que celebra o início da liderança do regime no país.
A Coreia do Norte usa, frequentemente, eventos como oportunidade para demonstração de força militar.
Bomba de hidrogênio
O analista de Coreia do Norte, Jeffrey Lewis, do Instituto de Estudos Internacionais Middlebury, nos EUA, disse à Reuters que o tamanho do tremor de sexta-feira indica um dispositivo com um rendimento de 20 a 30 quilotonelada.
Se confirmado, esse seria o maior dispositivo da Coreia do Norte, até hoje.
A Coreia do Norte está proibida, por sanções da ONU, de quaisquer testes de tecnologia nuclear ou de mísseis.
Mas nos últimos meses, tem realizado uma série de lançamentos de mísseis balísticos e ameaçou realizar ataques nucleares em seus inimigos.
Seu teste nuclear anterior, em janeiro, foi, supostamente, de uma bomba de hidrogênio, mas essa afirmação não foi confirmada.
Coreia do Norte e armas nucleares
- Outubro de 2002: pela primeira vez a Coreia do Norte reconhece que tem um programa secreto de armas nucleares.
- Outubro 2006: A primeira de três explosões nucleares subterrâneas é anunciada, em um local de teste chamado Punggye-ri.
- Maio de 2009: Um mês depois de sair das conversações internacionais sobre seu programa nuclear, a Coréia do Norte realiza seu segundo teste nuclear subterrâneo.
- Fevereiro 2013: Um terceiro teste nuclear ocorre, usando o que a mídia estatal chamou de “dispositivo nuclear miniaturizado e mais leve”.
- Maio 2015: Pyongyang afirma ter testado um míssil lançado de submarino, que são mais difíceis de detectar do que dispositivos convencionais.
Pesadas sanções internacionais foram impostas após o quarto teste nuclear, porém, com pouco impacto na determinação de Pyongyang em ser um Estado com armas nucleares.
O correspondente da BBC, Stephen Evans, em Seul, diz que as renovadas tensões entre os EUA e a China podem dificultar uma resposta coordenada.
Pequim, principal aliado da Coreia do Norte, condenou, repetidamente, os testes, mas não quer fazer nada que desestabilize seu volátil vizinho.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am